O governo da Arábia Saudita divulgou imagens de um arranha-céu de 170 quilômetros de comprimento como parte do projeto NEOM. Anunciado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, The Line é um empreendimento urbano reimaginado que liga a costa do Mar Vermelho às montanhas e vales superiores do noroeste da Arábia Saudita. A estrutura compacta, com 200 metros de largura, apresenta um experimento social e econômico. A cidade tem como intuito ser zero carbono, eliminando infraestruturas intensivas em carbono, como carros e estradas, e funcionará com energia 100% renovável, incluindo as operações de suas indústrias.
As imagens revelam duas estruturas paralelas semelhantes a paredes que delimitam uma área aberta entre elas. Do lado de fora, o The Line será revestido por uma fachada espelhada, que confere seu caráter único e, segundo seus planejadores, uma inserção sutil na paisagem natural. O interior será construído para acomodar edifícios, parques públicos, áreas de pedestres, escolas, residências e locais de trabalho. O conceito é descrito como "Urbanismo de Gravidade Zero" por seus criadores. Erguendo-se 500 metros acima do nível do mar, essa estrutura seria o 12º arranha-céu mais alto do mundo e, de longe, o mais longo.
Não podemos ignorar as crises habitacionais e ambientais que as cidades do nosso mundo enfrentam, e a NEOM está na vanguarda do fornecimento de soluções novas e criativas para resolver esses problemas. NEOM está liderando uma equipe das mentes mais brilhantes em arquitetura, engenharia e construção para tornar a ideia de construir uma realidade. - Sua Alteza Real Mohammed bin Salman
The Line está planejada para acomodar 9 milhões de habitantes em uma área de apenas 34 quilômetros quadrados. A opção de reduzir a pegada de carbono também reduz a infraestrutura de suporte. As unidades funcionais para áreas residenciais, comerciais e de lazer são organizadas com base no princípio da cidade de cinco minutos para que os moradores possam acessar a pé todas as comodidades necessárias. Além disso, um trilho de alta velocidade percorrerá toda a extensão da megaestrutura para garantir o trânsito de ponta a ponta em 20 minutos.
O NEOM será um lugar para todas as pessoas de todo o mundo deixarem sua marca no mundo de maneiras criativas e inovadoras. - Sua Alteza Real Mohammed bin Salman
A iniciativa foi anunciada pela primeira vez no ano passado como parte do projeto Neom, que inclui Oxagon, uma cidade industrial reimaginada; Trojena, destino turístico de montanha; e as duas principais subsidiárias da Neom. Esses projetos fazem parte da Vision 2030, o plano da Arábia Saudita de transição de uma economia baseada no petróleo para uma economia baseada no conhecimento.